Mais Bandeiras Azuis para Portugal

Este ano Portugal obteve o 5º lugar na lista dos principais destinos de praia da Europa, com 298 praias e 17 marinas a receberem a cobiçada Bandeira Azul, representando um aumento de 8% quando comparado com o ano anterior.
Uma vez mais o Algarve é a região que mais bandeiras conseguiu, com 82 praias a ostentar o ambicionado prémio, 13 a mais do que em 2013.
O Norte apresenta-se também como um destino de praia de grande qualidade, com nada menos do que 66 bandeiras azuis, seguido da Região de Lisboa com 48.
A Bandeira Azul, referência internacional de qualidade, é um dos símbolos ambientais mais conhecidos em todo o mundo. Foi iniciado em 1987, sendo atribuído às praias e marinas que cumpram os rigorosos requisitos do programa.
Para receber a Bandeira Azul, uma praia não só tem que ter uma excelente qualidade das suas águas, como ainda deverá cumprir outros 32 rigorosos critérios relativos à limpeza, gestão ambiental e organização, educação e informação ambiental, segurança de visitantes e serviços, bem como a protecção da natureza, do litoral e da zona costeira.
O programa é executado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) com sede em Copenhaga, que conta com 63 membros de todo o mundo. Os operadores turísticos e agências de viagens têm o programa em consideração ao recomendar férias para os seus clientes.
A lista completa de bandeiras azuis de Portugal está disponível em www.abae.pt.

Share/Save